Mármore ou Granito? Como escolher a pedra mais adequada para o seu ambiente?

Mármore ou Granito? Como escolher a pedra mais adequada para o seu ambiente?

Manual do Comprador
22 de junho, 2020

Mármore ou Granito? Como escolher a pedra mais adequada para o seu ambiente?

Caro leitor,

Utilizar mármore ou granito em locais não recomendados pode te trazer uma grande dor de cabeça e um prejuízo financeiro que você  pode não estar esperando!

Se você está construindo porém não sabe ou ainda está com dúvidas se deve utilizar mármore ou granito em bancadas de cozinha, áreas de serviço, revestimentos de piso e parede ou alguma outra aplicação, este é o artigo mais importante que você vai ler.

Pois assim como o mais belo e o menor dos diamantes, o segredo de qualquer pedra se encontra nos seus mínimos detalhes!

Em poucas linhas e de forma extremamente fácil, vou ensinar a você, em detalhes, as principais diferenças entre um e outro para que você acerte em cheio na sua decisão e não tenha nenhum tipo de problema futuro.

Neste artigo você irá aprender sobre:

• THE BIG BANG: Do pó à beleza natural: A fantástica formação do mármore e do granito!
• Principais diferenças do mármore e do granito com relação a resistência a riscos e a absorção de água!
• Onde devemos utilizar o mármore e o granito?
• Como vou saber que estou escolhendo uma marmoraria de qualidade?

 

THE BIG BANG: Do pó à beleza natural: A fantástica formação do mármore e do granito!

Há cerca de 14 bilhões de anos atrás a expansão começou...
A Terra começou a esfriar...
Espere...
Os Autótrofos começaram a babar..
Neandertais desenvolveram ferramentas...
Construímos a muralha (construímos as pirâmides)...
Matemática, ciência, história, revelando os mistérios...
De que tudo começou com o Big Bang!

(Se você é um amante de séries assim como eu, pode ter sacado que a referência acima faz jus a música-tema da premiadíssima série "The Big Bang Theory").

Mas enfim, após este grandioso fenômeno, a energia foi transformada em matéria, e assim como todo o resto, do pó surgiram as rochas!

Para que você entenda como o granito e o mármore surgiram e continuam a surgir, vou continuar este capítulo relembrando um antigo ensinamento que você viu e de fato aprendeu (;)) ainda lá no ensino médio. O famoso... "Ciclo das Rochas"!

Marmore e Granito: Ciclo das Rochas

Bom... iniciando o ciclo pela parte superior... as rochas sedimentares são aquelas formadas pelo depósito de sedimentos provindos de rochas que, por ação do intemperismo¹, foram desintegradas em partículas e, posteriormente, transportadas pelos processos de erosão².

Os sedimentos carregados são depositados como camadas no solo, paralelas umas às outras, tanto no continente como no oceano e, com o passar do tempo, quanto mais camadas de sedimento vão se acumulando, mais soterradas e fundas as primeiras camadas vão ficando.

Quanto mais profundas ficam, devido ao peso das camadas sucessivas,  maior a temperatura e pressão a que serão submetidas.... Conseqüentemente, estas rochas sedimentares sofrerão metamorfismo, fazendo surgir o mármore, uma dentre outros tipos de rochas metamórficas.

Continuando o ciclo....

Com mais calor ainda, estas rochas se fundem formando o magma que, ao extravasar e resfriar, formam as rochas magmáticas, fazendo surgir o granito, uma dentre outros tipos de rochas magmáticas.

Elas podem ser divididas em dois grandes tipos conforme o tamanho de seus cristais: as rochas magmáticas intrusivas (aquelas que possuem cristais grandes devido ao resfriamento em certa profundidade da crosta) e as rochas extrusivas (formadas pelo rápido resfriamento do magma que chegou na superfície, possuindo cristais pequenos).

E após isto... o ciclo reinicia-se.

Em resumo...

• O mármore é um tipo de rocha metamórfica, dentre outros tipos de rochas metamórficas³, proveniente do calcário (rocha sedimentar). O termo "metamórfica" é empregado no mármore por ele ter sido inicialmente um calcário comum e que, ao longo do tempo, acabou se tornando um mármore devido a sua exposição a altas temperaturas e pressões no manto/interior da Terra.

• O granito é uma rocha magmática, dentre outros tipos de rochas magmáticas, proveniente do resfriamento do magma. Neste sentido, podem ser extrusivas, quando expostas por erupções vulcânicas, ou intrusivas, quando o resfriamento se deu abaixo da superfície, criando uma reserva de granito.

¹Intemperismo é conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas.
²Erosão é o desgaste da superfície terrestre pela ação mecânica e química da água corrente, das intempéries ou de outros agentes geológicos.
³Metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações sofridas pelas rochas quando submetidas ao calor/temperatura, pressão e fluidos ao longo do tempo).

 

Principais diferenças do mármore e do granito com relação a resistência a riscos e absorção de água;

Neste item, vamos direto ao ponto!

Mármore
• Dureza menos elevada: Mais frágil, menos resistente a riscos.
• Porosidade maior: Maior absorção de água

Granito
• Dureza mais elevada: Mais resistente a riscos.
• Porosidade menor: Menor absorção de água


 
Onde devemos utilizar o mármore e o granito?

Para que você saiba qual tipo de pedra utilizar em determinado lugar, precisará levar apenas dois fatores em maior consideração: Grau de resistência e porosidade, conforme visto no item anterior.


Como o mármore é uma pedra muito sensível, tanto na parte de risco como também de absorção de água, você deve evitar utilizá-la em áreas com maior probabilidade de dano à pedra, assim como em bancadas de cozinha, áreas de serviço e áreas molhadas por exemplo.


Já o granito, como é mais resistente em ambos os aspectos, pode ser utilizado em qualquer tipo de aplicação, porém sempre tomando o cuidado de evitar granito claro em locais onde podem ocorrer manchas devido ao derramamento de líquidos, como em bancadas de cozinha por exemplo.

Locais de uso MAIS recomendados
Mármore: Escadaria interna, acabamento de banheira, paredes em geral...
Granito: O limite para o uso do granito é a criatividade.

Locais de uso MENOS recomendados (pra não dizer proibidos)
Mármore: Bancadas de cozinha, áreas de serviço, áreas molhadas...
Granito: Evitar granito claro em locais onde podem ocorrer manchas devido ao derramamento de líquidos.

IMPORTANTE: Caso você opte por utilizar o mármore e o granito em locais não recomendados, você precisará  selar o material com impermeabilizante de qualidade de uma a duas vezes por ano, variando conforme as recomendações do fabricante!
Se você esquecer deste "detalhe"... a pedra que você escolheu com certeza será danificada de alguma forma! Então, minha dica para você: Não arrisque!

 

Como vou saber se estou escolhendo uma marmoraria de qualidade?

Meu amigo(a),


Gostaria muito de te dizer o contrário, porém...


Encontrar uma marmoraria de qualidade não é uma tarefa fácil e com certeza será a parte mais difícil, ainda mais sabendo que os piores inimigos são a falta de transparência no orçamento e o atraso na entrega de um pedido.


Contudo...


Se você está no RS, ou seja, aqui perto de mim, esta foi a forma que encontramos para oferecer aos nossos clientes os melhores resultados para seus projetos e caso você não esteja localizado no RS, procure sempre por marmorarias que prezam por: 


• Acabamento: Afinal, o resultado final de uma obra está nos mínimos detalhes... Naquele canto arredondado, no lixar das imperfeições, na junção daquela meia esquadria, na escolha da pedra perfeita para o seu ambiente.


• Assessoramento: Procure sempre por pessoas que se preocupam com aquilo que você se preocupa, desde a escolha da pedra à entrega do produto.


• Acompanhamento e assistência técnica durante e após a entrega: Mais do que fabricar mármores e granitos, ter alguém para te dar todo o apoio é de fundamental importância, mesmo depois que o seu produto já esteja instalado.


• Idoneidade: E por fim, o item mais importante de todos! Procure sempre por pessoas idôneas... Pessoas corretas e integras! Uma excelente marmoraria sempre possui pessoas que visarão satisfazer a sua necessidade utilizando um processo de acabamento planejado e muito bem executado do começo ao fim!
Peça referência de clientes à marmoraria para que você entre em contato! Fale com o mercado!!

 

Espero ter te ajudado!

A Libra Soluções Construtivas conta ainda com uma equipe especializada que assegura total suporte ao cliente, desde a escolha das pedras até a medição especializada e instalação do produto e, para um atendimento personalizado, visite nosso showroom! Temos uma grande variedade de mármores e granitos esperando por você!

Gostou do conteúdo?
Compartilhe em suas redes sociais com a hashtag #libraconstrucao!
E não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas novidades!
Se você ainda estiver com dúvidas, deixa ai o teu comentário! Teremos o maior prazer em ajudá-lo
!

Libra Soluções Construtivas
Libra Soluções Construtivas

Todo sonho é um projeto em construção.

Libra, realizando sonhos, construindo histórias!

Manual do Comprador
22 de junho, 2020