
Dióxido de Titânio x Carbonato de Cálcio na formulação de esquadrias de PVC
Em algumas reuniões que realizo, observo que a maioria dos compradores considera esquadrias de PVC uma commoditie, e por isto, pouquíssimos são aqueles que procuram conhecê-las tecnicamente.
Não entender profundamente sobre este material pode trazer um grande prejuízo para o seu empreendimento no futuro.
Se você souber responder a primeira e única pergunta técnica que farei abaixo, este artigo não é para você, porém se não souber, eu recomendo muito que você o leia.
Você sabe qual a porcentagem de Dióxido de Titânio e de Carbonato de Cálcio presentes nos perfis de PVC de todos os fornecedores que você negocia?
Muitos fornecedores de perfis de PVC omitem esta informação pois um destes componentes é responsável por baratear e reduzir a qualidade do produto absurdamente.
Neste artigo explicaremos a você, em detalhes, os segredos que todo comprador deve saber antes de negociar esquadrias de PVC.
Aqui nós ajudamos você! Aqui nós vamos direto ao ponto!
De início precisamos entender que uma commoditie corresponde a produtos de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu, tendo seu preço determinado pela oferta e procura internacional. Logo, se existem preços diferentes entre fabricantes de esquadrias de PVC, é por que existem diferenças na qualidade da matéria prima, acessórios, ferragens, processos de fabricação, entre outros fatores.
Sabendo disso, hoje iremos falar apenas de um dos segredos que que a grande maioria dos compradores desconhece.
Dióxido de Titânio x Carbonato de Cálcio
O Dióxido de Titânio (TiO2), um dos elementos mais caros na formulação do PVC, protege o PVC na cor branca contra o amarelamento, atuando como um branqueador e protetor das radiações UV, possui entre 80 e 85% de poder refletivo da luz.
A norma de utilização diz que para países com baixa incidência solar, como a Europa, é exigido o mínimo de 3,5% de TiO2 na composição. Para países tropicais, com alta incidência solar, como o Brasil, a norma especifica no mínimo 6% de Dióxido de Titânio. A marca DECEUNINCK por exemplo, usa no Brasil a linha Tropical, cuja fórmula contém 8% de Dióxido de Titânio, garantindo elevada resistência química à maresia.
Já o Carbonato de Cálcio (CaCO3), um dos compostos mais baratos na formulação do PVC, tem como finalidade melhorar a resistência do perfil à abrasão e deve ser usado em quantidades inferiores a 5%.
Existem centenas de perfis no mercado que estão sendo comercializados em grandes quantidades, que contém Dióxido de Titânio abaixo do mínimo necessário e Carbonato de Cálcio muito acima do recomendado. Exemplo disso são os perfis em circulação que possuem 30% de Carbonato de Cálcio em sua formulação; quantidade responsável apenas por baratear o produto.
Esta quantidade torna o produto opaco, rugoso, quebradiço, com menor adesão na termo-solda (menor tensão de solda), em que a partir do segundo ou terceiro ano de exposição ao sol, gera transtornos com relação ao seu amarelamento.
Algumas considerações prévias pré cálculo:
• Considerar que um excelente perfil de PVC deve possuir 5% de Carbonato de Cálcio e 95% de outras resinas e aditivos tão caros quanto (por exemplo o Dióxido de Titânio).
Observação: Esta quantidade de Carbonato de Cálcio é aceitável e bastante útil para uma extrusão de perfis de qualidade.
• Considerando também que a resina de PVC custa $ 1.000 a tonelada e que o Carbonato de Cálcio custa entre 2% - 5% do valor da resina de PVC, sabemos que o Carbonato de Cálcio custa $ 50,00 a tonelada.
Um perfil de qualidade excelente, nestas condições, custará $ 952,50, um valor bastante justo.
Agora, se a proporção de Carbonato de Cálcio utilizada pelo fabricante for de 30%, a esquadria terá seu custo reduzido em 25% com relação ao perfil de qualidade superior.
A Deceuninck
Fundada na Bélgica, a empresa é líder entre as fabricantes mundiais no desenvolvimento de perfis para janelas e portas de alta qualidade. Operando em mais de 91 países, ajuda a construir projetos sustentáveis pelo mundo. Desde 2004, a Deceuninck fabrica produtos ecológicos através do uso de TPE 100% reciclável, não utilizando chumbo ou produtos similares. Fabrica perfis com estabilizadores de cálcio e zinco, que não afetam o meio ambiente. Seus produtos combinam tecnologia e sustentabilidade. testada e aprovada na Europa e nos Estados Unidos.
Conheça o nosso catálogo de produtos e escolha a melhor opção para sua obra. Nós da Libra somos especializados no trabalho com esquadrias de PVC da Deceuninck. Confira todas as opções no site.

Todo sonho é um projeto em construção.
Libra, realizando sonhos, construindo histórias!