6 dicas importantes para evitar contratempos no seu planejamento de obras

6 dicas importantes para evitar contratempos no seu planejamento de obras

Dicas
03 de março, 2020

Planejamento de obras é uma parte fundamental de qualquer projeto que envolva construção civil. Independentemente de ser uma construção esboçada do zero ou apenas uma reforma, é muito importante que você consiga planejar detalhadamente o andamento do seu projeto para que não surjam imprevistos no meio do caminho.

Por isso, separamos 6 dicas super importantes que vão te ajudar a evitar contratempos na sua obra. Confira!

 

1. Faça um Orçamento Detalhado para o seu Planejamento de Obras

O orçamento é uma das etapas mais importantes na hora de fazer o planejamento de obras, pois é ele que define qual será a proporção da mão-de-obra e a quantidade de materiais que serão utilizados do início ao fim do projeto.
Ao calcular um orçamento de forma errada ou incompleta, você pode vir a ter prejuízos enormes ou até ser obrigado a parar completamente os trabalhos. E não é isso que queremos, certo?
Procure definir previamente o passo a passo do seu projeto e compre os materiais de acordo com cada etapa. Assim, você evita desperdício e gastos desnecessários.

 

2. Contrate Bons Profissionais

Em se tratando de obras, é indispensável a presença de profissionais qualificados e com experiência no ramo.
Além do mais, conhecer bem o time que irá executar o seu projeto é muito importante para que haja uma boa relação de trabalho e entrosamento da equipe.
Procure por indicações de pessoas conhecidas e sempre confira o histórico profissional de quem fará parte do seu projeto, assim, você estará evitando quaisquer contratempos que possam surgir.

 

3. Interferência de Elementos Externos

Outra dica super importante é ficar atento à possíveis elementos que possam influenciar no tempo de conclusão da obra.
Isto é, mesmo elaborando um planejamento de obras detalhado, é importante que você esteja preparado para enfrentar situações como ausência de funcionários, atraso na entrega de algum material ou até mudanças climáticas.
Por conta disso, crie um cronograma de entregas com o seu fornecedor e esteja preparado para fazer alguma substituição na sua equipe. Outra dica importante é deixar uma folga no prazo de conclusão da obra, assim, você terá uma garantia de que irá terminar o projeto antes do tempo estipulado.
Ah, e não se esqueça de sempre dar uma olhadinha na previsão do tempo, viu? 😉 Isso pode te ajudar bastante na hora de reformar uma área externa ou realizar serviços de impermeabilização.
 

                                             

 

4. Organização é Fundamental no seu Planejamento de Obras

Manter a organização durante o período de obras é essencial, pois além de evitar desperdícios com materiais, também há um maior aproveitamento de tempo.
Como profissional, você deverá controlar todos os processos, atividades produtivas e desempenho da equipe para concluir o projeto no prazo estimado.
Também é muito importante que você tenha em mãos todos os orçamentos, recibos e contratos feitos com fornecedores, evitando mal entendidos durante a execução do projeto.

 

5. Faça Pesquisas

No mercado há uma enorme variedade de opções que você pode escolher para compor a sua obra, desde pisos até rodapés. Porém, é importante estar atento à qualidade dos produtos e serviços que serão utilizados para garantir um excelente resultado.
Ao optar apenas por produtos de baixo custo, você poderá colocar em jogo a qualidade da sua construção e, assim, comprometer todo o planejamento da obra.
Faça uma ampla pesquisa de preços e, sempre que necessário, entre em contato com o fornecedor para averiguar a procedência dos materiais e solicitar um orçamento.
Lembre-se, o barato pode custar caro!
 

6. Tenha paciência

Apesar de todo o planejamento, é normal que durante o período de obras surjam imprevistos. Por isso, é muito importante que você mantenha a calma e procure a melhor saída para o problema.
O piso pode demorar alguns dias para ser instalado e a tinta pode levar horas para secar, mas isso não quer dizer que a sua obra irá atrasar ou algo vai sair fora do planejado!
Como foi dito antes, é essencial que o resultado seja de qualidade, então não fique apreensivo, siga as dicas anteriores e faça o possível para executar a obra da melhor forma!

 

Esperamos ter ajudado! Se você gostou do nosso conteúdo sobre planejamento de obras, não deixe de dar uma conferida no nosso site.

Até a próxima!

Libra Soluções Construtivas
Libra Soluções Construtivas

Todo sonho é um projeto em construção.

Libra, realizando sonhos, construindo histórias!

Dicas
03 de março, 2020